* Meus caros e caras, segue abaixo a terceira atividade para vocês fazerem. É um pouco extensa mas vale muito, leiam o texto, assistam os videos e respondam as questões.
* Na segunda feira (14/03/2016) estarei na escola com outros professores por volta das 10h, então quem quiser já pode me entregar os primeiros exercícios.
A luta e a greve continuam, mas elas valem à pena.
Abraços meus queridos!
Cidadania e
direitos humanos
Temos visto nas últimas aulas que a cidadania nem sempre existiu e, onde
passou a existir, isso só aconteceu depois de muita luta, muito esforço. Vimos
também que a cidadania poderia se dividir em diferentes manifestações (formal,
real) e que os direitos podem ser agrupados em direitos civis, políticos e
sociais.
E
hoje? O que define um cidadão? Podemos dizer que cidadão é aquele que exerce
seus direitos civis, políticos e sociais de forma efetiva. Percebe-se que o
conceito de cidadania está em permanente construção, pois a humanidade está
sempre em luta por mais direitos, maior liberdade e melhores garantias
individuais e coletivas. Ser cidadão, portanto, significa ter consciência de
ser sujeito de direitos. Direito à vida, à liberdade, à igualdade, enfim,
direitos civis, políticos e sociais.
A
ideia de direitos corresponde a de deveres, uma vez que em uma coletividade os
direitos de um indivíduo são condicionados ao cumprimento dos deveres dos
demais componentes de uma sociedade. O cidadão tem de ser consciente de suas
responsabilidades como integrante de um grande e complexo organismo que abrange
coletividade, nação e Estado, cujo bom funcionamento depende de que todos deem
sua parcela de contribuição. O Estado tem o dever de garantir os direitos
humanos, protegendo-os contra violações, embora, em muitos casos, ele próprio
as cometa, desrespeitando a constituição.
Direitos
humanos
Muitas vezes ouvimos no dia a dia as pessoas falarem de direitos
humanos. Na televisão em geral quando se falam dos “direitos humanos” é para
criticar supostos benefícios. Outros logo abrem a boca para explanar “direitos
humanos para humanos direitos”, como se só alguns pudessem ser merecedores de
tais direitos. Para sair do senso comum, vejamos um pouco de como e porquê
surgiu a ideia de direitos humanos.
A
ideia de direitos humanos surgiu após a segunda guerra mundial, diante das
barbaridades e dos efeitos destrutivos produzidos pelo conflito (como a morte
não apenas de militares, mas de milhares de civis, pessoas inocentes que
morreram, tiveram suas casas e famílias destruídas sem nem mesmo saber o
porquê). A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em 10 de
dezembro de 1948 pela ONU (Organização das Nações Unidas), criada em 1945 com o
objetivo de proporcionar o diálogo e impedir conflitos entre países por
questões econômicas, políticas ou culturais. A declaração teve por base os
direitos essenciais à vida e à liberdade e o reconhecimento da pluralidade como
meio de combater ações discriminatórias.
Uma
série de tratados internacionais de direitos humanos e outros instrumentos
adotados desde 1945 expandiram a legislação internacional sobre os direitos
humanos, eles incluem a Convenção para a
Repressão do Crime de Genocídio (1948), a Convenção sobre os Direitos da
Criança (1989), a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (2006),
entre outras.
Os
direitos humanos são valores universais e inegociáveis, que visam o respeito
mútuo em detrimento dos privilégios restritos a determinados grupos, por isso
não devem ser pensados como benefícios particulares ou privilégios de grupos
elitizados. Como sabemos, a simples declaração de um direito não faz
necessariamente com que ele seja implementado na prática, mas abre espaço para
sua reivindicação. Uma das características básicas dos direitos humanos é o
fato de estabelecerem que a injustiça e a desigualdade são intoleráveis.
É
preciso perceber que os indivíduos não são apenas beneficiados no processo
histórico de afirmação dos direitos humanos mas também autores responsáveis pela
construção e reivindicação da expansão e garantia desses direitos. Todas as
conquistas relacionadas aos direitos humanos são resultado de processos
históricos, fruto das mobilizações e demandas da sociedade.
Assim, as lutas por igualdade e
liberdade ampliaram os direitos políticos e abriram espaços de
reivindicação para a criação dos direitos sociais, os direitos das chamadas
“minorias” – mulheres, idosos, negros, homossexuais, jovens, crianças, indios.
As lutas populares por participação política ampliaram os direitos civis:
direito de opor-se à ditadura, à censura, à tirania, direito de fiscalizar o
Estado (os governantes) por meio de associações, sindicatos ou partidos
políticos, direito à informações sobre as decisões governamentais. Esse cenário
porém, não é a realidade de muitos países, onde ainda o acesso aos direitos
humanos é nulo ou limitado, inclusive no Brasil, apesar dos avanços, os
direitos humanos ainda são frequentemente desrespeitados diariamente, na
violência contra a mulher, contra as populações indígenas, contra as crianças,
etc.
(Sociologia em Movimento, p. 177
e 178).
A História dos Direitos Humanos
1) Segundo o texto, o que define um cidadão?
2) Segundo o texto, quando e porquê surgiu a ideia de direitos humanos?
3) Cite pelo menos 3 exemplos de direitos que
todos os humanos deveriam ter garantidos:
4) Cite pelo menos um exemplo direito humano
universal que não é respeitado em nosso país, nosso estado e em nossa cidade:
5)Sobre a conquista dos direitos o texto
afirma que “todas as conquistas relacionadas aos direitos humanos são resultado
de processos históricos, fruto das mobilizações e demandas da sociedade”. Em
sua opinião, o que isso significa na prática?
Bons estudos.
Abraços !!!
Este comentário foi removido pelo autor.
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